A Hora Mais Esperada: Oscar 2013 – Apostas e comentários

ATUALIZADO: 02/03/2013

O Oscar é hoje e estou fazendo um texto bem apressado pra falar do que eu acho que vai ganhar e o que realmente deveria ganhar, como geralmente faço e deixo pra última hora pra ver o máximo de filmes que posso (Thank you so much The Pirate Bay).

Visto todos os filmes indicados à categoria principal e com todos surpreendentemente estreando nos cinemas de Fortaleza, devo dizer que a qualidade desse ano dos indicados está numa média bem… ok. É claro que há os deslocados na categoria principal como todo ano, mas logo mais falo de cada um.

amour

AMOUR
Stefan Arndt, Margaret Ménégoz, Veit Heiduschka, Michael Katz
Michael Haneke pode salvar uma categoria fadada ao fracasso de premiar de novo Steven Spielberg, já que um dos absurdos desse ano é a não-indicação de Ben Affleck e principalmente de Kathryn Bigelow pelo que é feito em A Hora Mais Escura. É bizarro não ter Bigelow nessa categoria. Até porque é a categoria mais feia do Oscar onde nenhum merece ganhar com exceção de Haneke. Amor é absurdo de lindo, é mesmo tudo aquilo que você já deve ter lido por aí: verdadeiro, sufocante e sem sutilezas e merece ganhar em toda categoria que não tenha como concorrente A Hora Mais Escura.

ARGO
Grant Heslov, Ben Affleck, George Clooney
O mais cotado a ganhar a categoria principal felizmente é um filmaço, ainda que não seja o melhor entre os indicados. O que Ben Affleck faz nos minutos finais deixa qualquer um desesperado e sem unhas mesmo que o desfecho seja previsível. E é impressionante o que esse cara faz com o seu elenco, algo que já foi visto no excelente Atração Perigosa. Seu estilo amadurece e o reconhecimento aqui é merecido, pena que a maioria da galera da Academia não ache o mesmo e prefere prestigiar trabalhos preguiçosos como Lincoln.

BEASTS OF THE SOUTHERN WILD
Dan Janvey, Josh Penn, Michael Gottwald
Uma maconha muito doida deu origem a essa história. Não sou fã desse filme, mas tem gente que aponta como o melhor e eu realmente queria entender por que. Indomável Sonhadora não me mostra a que veio, começa interessante mas o miolo é vazio. Se a Academia sempre procura um filme independente pra prestigiar, era melhor que desse mais espaço à Moonrise Kingdom (mesmo que esse não seja lá ~tão independente~). A menina Wallis porém, está bem no filme. Merecia indicação? Sim. Merece ganhar? Não. Outra coisa bacana do filme é a trilha sonora que foi esquecida. Mas tem gente que discorda com tudo o que eu falei, inclusive:

ok, Maurício, vou cobrar.

DJANGO UNCHAINED
Stacey Sher, Reginald Hudlin, Pilar Savone
Hm. Esse Django, não sei não. Não dá pra negar que é um filme do Tarantino e é triste ver gente defendendo os problemas do filme com essa  argumento. Os problemas, eles estão nos excessos. Tarantino sempre exagerou, e acertava na maioria desses seus exageros. O ego do cara está cada vez maior, porque tudo que ele faz o fã vai lá e aplaude de pé, afinal “Tarantino fez mais uma obra-prima”. Longe, bem longe de ser uma obra-prima, Django é cheio de coisa bacana apesar de tudo. E são os coadjuvantes que estão fantásticos como sempre e fazem você deixar um pouco de lado as cenas desnecessárias e os pequenos monólogos em momentos que bastam um “sim” ou “não”, além daqueles flashbacks que aparecem toda hora. Tarantino quer engrandecer a coisa, como tudo que faz, tanto que se acha auto-suficiente se usando como referência o tempo todo. Django Livre tá bem cotado pra vencer em ator coadjuvante e (pqp) roteiro.

LES MISÉRABLES
Tim Bevan, Eric Fellner, Debra Hayward, Cameron Mackintosh
Eu penso que tudo poderia ser pior tendo Tom Hooper indicado. A aceitação de Os Miseráveis é bem dividida. Tem gente amando demais assim como tem gente odiando na mesma intensidade. Eu reconheço os problemas e o que tem de bom. Tem coisas boas no filme sim e quase tudo é técnico. Anne Hathaway passa o filme todo chorando, aparece uns 20 minutos, infelizmente. É a favorita, o que não é algo ruim, mas logo ali tem Helen Hunt, gente. No mais Hugh Jackman se dá muito bem com musicais isso todo mundo já sabe bem. A dor no pescoço quando o filme acaba é inevitável. Aproveito e deixo esse link, vale a pena.

LIFE OF PI
Gil Netter, Ang Lee, David Womark
Não consigo ver absolutamente nada demais em As Aventuras de Pi. É bom, é bonito e é fácil. É o filme que o Oscar gosta de premiar. Não merece muito além das indicações técnicas e a vitória em efeitos visuais. Próximo!

LINCOLN
Steven Spielberg, Kathleen Kennedy
Doido pra saber quando é que o Spielberg vai se aposentar. O cara tá sempre no lugar errado. Vai ganhar provavelmente o prêmio de direção por um filme automático, mecânico e frio. Mas frio no sentido ruim. Lincoln tem cara de ser chato, e realmente é. Sofre o mal de Django no roteiro. Mas o filme tem algo bom: o elenco. E é o que salva. Tirando Sally Field que tá ridícula e constrangedora. Talvez seja a personagem, não sei, mas tá feio o negócio. Day-Lewis é um monstro, forever in our hearts ♥. O cara é tão incrível que reconhece nos discurso de vitória que o Joaquin Phoenix tá possuído em O Mestre.

SILVER LINING PLAYBOOK
Donna Gigliotti, Bruce Cohen, Jonathan Gordon
Esperava mais de O Lado Bom Da Vida. É um filme bom que foi piorando com o tempo que fui digerindo. O terceiro ato é um conjunto sucessivo de bobagens. O elenco é ótimo, mas é injustificável a planta da Jacki Weaver ser indicada. Bradley Cooper está muito bem o que não é muito surpreendente. O cara se dá bem em comédias. E J-Law também está ótima. Mas acho que só indicaria os dois mesmo. Julgando a concorrência, nenhum dos quatro indicados merece ganhar. Não fosse os Weinstein, O Lado Bom da Vida, nunca chegaria em nada no Oscar. O selo dos caras tem peso.

zero

ZERO DARK THIRTY
Mark Boal, Kathryn Bigelow, Megan Ellison
É bem verdade que A Hora Mais Escura é de longe o melhor filme entre os indicados com a ausência de O Mestre. Mesmo que todo mundo conheça o final da história o que Kathryn Bigelow faz com seu filme ainda deixa o cara sem reação. O trabalho dedicado em Guerra ao Terror, aqui ganha dimensões maiores e melhores. Bigelow tem um elenco fuderoso nas mãos e aproveita isso até a última gota. Bigelow brinca com a nossa tensão. Seria muito fácil fazer um filme de ação sobre a morte de OBL, mas ela transforma isso num drama psicológico poderoso que tem a força de uma montagem perfeita (essencial pra aumentar a sensação claustrofóbica presente em diversos momentos do filme). Tanto a montagem de Argo quanto de A Hora Mais Escura possuem uma apelo semelhante e não por acaso; William Goldenberg concorre pelos dois filmes. Minha torcida é que essa obra-prima de Bigelow leve pra casa os prêmios de montagem e roteiro, já que absurdamente a mulher não está lá entre os cinco indicados.

MELHOR FILME
Ganhou: Argo
Aposta: Argo
Possibilidade: Lincoln
Torcida: A Hora Mais Escura e Argo

DIREÇÃO
Ganhou: Ang Lee, As Aventuras de Pi
Aposta: Steven Spielberg, Lincoln
Possibilidade: Michael Haneke, Amor
Torcida: Michael Haneke, Amor

ATOR
Ganhou: Daniel Day-Lewis, Lincoln
Aposta: Daniel Day-Lewis, Lincoln
Possibilidade: Bradley Cooper, O Lado Bom da Vida
Torcida: Joaquin Phoenix, O Mestre

ATRIZ
Ganhou:  Jennifer Lawrence, O Lado Bom da Vida
Aposta: Jessica Chastain, A Hora Mais Escura
Possibilidade: Jennifer Lawrence, O Lado Bom da Vida
Torcida: Jessica Chastain, A Hora Mais Escura

ATOR COADJUVANTE
Ganhou: Christoph Waltz, Django Livre
Aposta: Tommy Lee Jones, Lincoln
Possibilidade: Christoph Waltz, Django Livre
Torcida: Philip Seymour Hoffman, O Mestre

ATRIZ COADJUVANTE
Ganhou:  Anne Hathaway, Os Miseráveis
Aposta: Anne Hathaway, Os Miseráveis
Possibilidade: (Só uma macumba muito grande pra tirar esse Oscar dela) Sally Field, Lincoln
Torcida: Helen Hunt, As Sessões

FILME ESTRANGEIRO
Ganhou:  Amor
Aposta: Amor
Possibilidade: No
Torcida: Amor e No

ROTEIRO ORIGINAL
Ganhou:  Django Livre
Aposta: A Hora Mais Escura
Possibilidade: Django Livre
Torcida: Moonrise Kingdom e A Hora Mais Escura

ROTEIRO ADAPTADO
Ganhou: Argo
Aposta: Argo
Possibilidade: O Lado Bom da Vida
Torcida: Argo

ANIMAÇÃO
Ganhou: Valente
Aposta: Detona Ralph
Possibilidade: Valente
Torcida: Detona Ralph

FOTOGRAFIA
Ganhou: As Aventuras de Pi
Aposta: As Aventuras de Pi
Possibilidade: 007 – Operação Skyfall
Torcida: 007 – Operação Skyfall e Anna Karenina

MONTAGEM
Ganhou: Argo
Aposta: Argo
Possibilidade: A Hora Mais Escura
Torcida: A Hora Mais Escura e Argo

DESENHO DE PRODUÇÃO
Ganhou: Lincoln
Aposta: Anna Karenina
Possibilidade: Os Miseráveis
Torcida: Anna Karenina

FIGURINO
Ganhou: Anna Karenina
Aposta: Anna Karenina
Possibilidade: Os Miseráveis
Torcida: Anna Karenina

MAQUIAGEM E PENTEADOS
Ganhou: Os Miseráveis 
Aposta: Os Miseráveis
Possibilidade: O Hobbit: Uma Aventura Inesperada
Torcida: Os Miseráveis

EFEITOS VISUAIS
Ganhou: As Aventuras de Pi
Aposta: As Aventuras de Pi
Possibilidade: O Hobbit: Uma Aventura Inesperada
Torcida: As Aventuras de Pi e Os Vingadores

TRILHA SONORA ORIGINAL
Ganhou: As Aventuras de Pi
Aposta: As Aventuras de Pi
Possibilidade: Anna Karenina
Torcida: Anna Karenina

CANÇÃO ORIGINAL
Ganhou: Skyfall, de 007 – Operação Skyfall
Aposta: Skyfall, de 007 – Operação Skyfall
Possibilidade: Pi’s Lullaby, de As Aventuras de Pi
Torcida: Skyfall

EDIÇÃO DE SOM
Ganhou: (empate) A Hora Mais Escura007 – Operação Skyfall
Aposta: A Hora Mais Escura
Possibilidade: Argo
Torcida: A Hora Mais Escura e Argo

MIXAGEM DE SOM
Ganhou: Os Miseráveis
Aposta: Os Miseráveis
Possibilidade: Argo
Torcida: 007 – Operação Skyfall e Argo

CURTA ANIMADO
Ganhou: Paperman
Aposta: Head over Heels
Possibilidade: Paperman
Torcida: Paperman

CURTA DOCUMENTÁRIO
Ganhou: Inocente
Aposta: Inocente

CURTA
Ganhou: Curfew 
Aposta: Henry

Daqui a pouco tem a cerimônia. Antes todo mundo babando no tapete vermelho. É Seth MacFarlane quem comanda a noite. O twitter estará oh firah! E claro que não vamos perder. Até lá.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s